O Melhor da Mega Artesanal


Olá gente, tudo bem? Não posso deixar passar em branco uma coisa que notei na Mega Artesanal de 2017 e que no meu ponto de vista, merece muito ser compartilhado, pensado e comemorado por nós “artesãos”, seja de qual área for.
A Mega Artesanal já tem mais de 10 anos, eu trabalho com feltro desde 2008 e já estive presente em várias edições como visitante e ao longo desses anos tenho notado uma coisa fantástica, pra quem já vem acompanhando comigo de uns cinco anos pra cá, pode me ajudar nessa analise.
Notaram como a parte do artesão a parte do comércio pequeno, que nós profissionais do artesanato giramos tem aumentado? Anos atrás a Mega Artesanal era espaço mais visível para o lojista, o empresário que girava milhões e bilhões no mercado e o espaço para a venda do produto final, do nosso produto, era pequeno e a cada edição tenho notado que estamos crescendo.
Nós os pequenos empresários estamos cada dia mais criativos, cada dia mais em busca de novidades e de espaço no mercado e estamos conseguindo, notaram isso? Estamos fazendo o mercado crescer, empresas novas surgirem e se estruturarem, nós crescemos e fizemos empresas grandes saírem do comodismo e colocamos concorrência no mercado. Não temos mais o produto X ou a empresa Y e ponto. Não, não; nós queremos mais e buscamos mais e o mercado está a cada dia nos atendendo e crescendo com a gente.
Não podemos ver mais o artesão como um cidadão que complementa a sua renda, que tira um extra com seus “trabalhos” ou que por falta de opção escolhe fazer umas pecinhas para não ficar sem dinheiro. Hoje somos um mercado em extremo crescimento, que giramos milhões na economia e que estamos fazendo a nossa diferença e a diferença de grandes marcas. 
Vou falar do feltro, porque é o material com que eu trabalho, mas acredito que vá se encaixar em vários setores. Há alguns anos atrás, o feltro era um material que a gente levava para a escola, estava presente na lista de material e ninguém sabia nem pra que servia. Quando comecei a trabalhar com feltro em 2008, era o que mais ouvia, nossa é daquele material feio? O olha que são somente 9 anos que estou nesse mercado e posso notar que novas empresas estão surgindo, o feltro feito ganhou textura, ganhou estampa e se tornou um produto super popular para diversos seguimentos do mercado: decoração, nascimento, festa infantil e muito mais. E porque isso? Para nos atender....nós pedimos mais, nós precisamos de mais e giramos esse marcado!
E esse ano quando vi vários colegas dividindo stand, vendendo projetos, recortes e materiais eu fiquei muito orgulha deles e me inclui nisso, porque cada um da sua maneira tem lutado pelo seu espaço, conquistado mercado e feito com que empresas grandes olhem para nós com um olhar que nem eles imaginavam que precisariam olhar, porque agora nós fazemos a diferença no mercado e as empresas estão se adequando a nossa realidade, percebem isso?
A realidade é nossa, não das empresas, eles se adaptaram a nós, ao que nós queremos, ao que nós batalhamos com os nossos sonhos, projetos e planos. E isso não é um papo lúdico de uma sonhadora não, é a realidade e a Mega Artesanal nos mostra isso a cada ano, o quanto somos grandiosos e o quanto podemos crescer com nossos sonhos! Sinceramente? Tenho muito orgulho de nós.....
Pense nisso antes de entrar em qualquer briga de ego, juntos somos tão maiores!
E parabéns pra nós!

0 comentários:

Postar um comentário